Nota de Pesar pelo Falecimento do ambientalista Saraiva
Com grande pesar, o Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e pela Agroecologia solidariza-se aos familiares e amigos do arquiteto e ambientalista José Augusto Saraiva Peixoto. De modo fraterno, abraça os integrantes do GERMEN – Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental, parceiro desde os primeiros passos para a constituição deste Colegiado e, atualmente, entidade que ocupa a Coordenação Adjunta deste Fórum.
O legado de Saraiva é imensurável na atuação diária por justiça socioambiental no Estado da Bahia. Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela UFBA, integrante e líder do GERMEN, destacou-se pela sua grande capacidade de articulação, representando a entidade no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CEPRAM por muitos anos. Participou do GRAU – Grupo de Risco Ambiental e Urbano da UFBA. Desenvolveu estudos para minimizar as desigualdades sócio-espaciais urbanas, com propostas de inclusão e justiça social. Foi ainda professor do Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE. Servidor público, atuou em vários órgãos, inclusive tendo sido subsecretário da Secretaria Municipal de Cidade Sustentável – SECIS.
Hoje é um dia de luto e de muita tristeza para cada ambientalista da Bahia por essa passagem prematura do amigo e parceiro de todas as horas. É também um dia de muitas lembranças do convívio sempre afetuoso e firme, com o aprendizado garantido de alguém que dedicava a sua vida à causa ambiental.
Mais uma vítima das consequências do grave momento que o Brasil e o Mundo enfrentam, o momento nos convida a fazer uma séria reflexão de como mudar a nossa cruel realidade, para que não sigamos no caminho de novas pandemias decorrentes do modelo de desenvolvimento adotado no Brasil e no mundo, com a exploração dos recursos naturais à exaustão, sem qualquer sustentabilidade socioambiental.
Ficam os seus ensinamentos e a certeza de que a sua luta estará nas mentes e corações de todas as pessoas que lutam por um mundo melhor e mais justo.
Salvador, 11 de maio de 2021.
Forum Baiano de Combate aos Agrotóxicos e Trangenicos e pela agroecologia.