FBCA participa da Primeira Reunião da Coordenação Ampliada do FNCIAT em 2022

A “Carta de Floripa” foi tema central da reunião

O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, (FNCIAT) encerrou o mês de março com a realização da Primeira Reunião da Coordenação Ampliada de 2022, que ocorreu no auditório da sede do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, durante  a útima quinta-feira (31/03).  A aprovação da “Carta de Floripa”, que diz respeito ao Projeto de Lei do Veneno e a Desoneração Fiscal, foi o tema central da plenária. Os Fóruns Estaduais e Regionais fizeram Informes Gerais e discutiram a Proposta de Criação de um Comitê Científico, elaborada pela Região Sul.

Mediada  pelo  Coordenador do FNCIAT, Dr. Pedro Luiz Serafim, a reunião contou com a presença da Coordenadora do FBCA, Luciana Khoury, e o secretário executivo, José Augusto Pinto,  que participaram da programação no formato híbrido.  “Trocar experiências com os outros estados que estão fazendo importantes projetos, ouvir especialistas e alinhar estratégias para uma atuação coesa em todo o Brasil,  fazem desse espaço único e de grande relevância. O Fórum de Santa Catarina nos presenteou com essa grande agenda, assim como a  Plenária do Fórum Nacional tratou temas de grande relevância sobre os quais o Fórum Baiano já vem trabalhando”, afirmou Luciana Khoury.

O FBCA também teve a oportunidade de receber o Dr Pedro Sérafim em sua primeira Reunião Plenária, para desenvolver ações de combate ao uso de agrotóxicos na Bahia e em todos os outros estados, fomentando assim, a luta pela causa, de acordo com a realidade de cada município. “Para nós que compomos um fórum regional,  entendemos que o Fórum Nacional é o nosso ponto maior. O evento apresentou discussões importantes,  principalmente em relação ao PL 6299/2002, onde a presença de um senador da república com discurso de apoio à causa de combate ao “pacote do veneno”, por si só,  já valeu a pena. Foi uma ótima reunião!”, declarou José Augusto.