Da Natureza a mesa: O que estamos comendo?

FBCA realizará evento no dia 01/06 com Reflexões para a Semana do Meio Ambiente

O Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e Pela Agroecologia promoverá nesta terça-feira, dia 01/06, às 9h, um evento virtual para discutir e refletir com a sociedade baiana sobre a realidade inerente ao uso dos agrotóxicos e transgênicos no nosso Estado. Uma discussão urgente, uma vez que precisamos delinear os desafios e a diversidade de perspectivas existentes enquanto alternativas a essas tecnologias e modos de produção, de modo que possamos efetivamente avançar na redução dos aberrantes impactos à biodiversidade e à saúde humana, causados por essas “novas” tecnologias do agronegócio. Há contradições que precisam ser discutidas ao longo dessa nossa caminhada, pelo pleno desenvolvimento social, econômico e ambiental da sociedade baiana. Questões que precisam ser discutidas e enfrentadas, diante da grandeza de impactos e contradições existentes.

Para ampliarmos e aprofundarmos a delicada discussão sobre esse assunto, contaremos com participação de pessoas ilustres, com longas e múltiplas experiências neste campo, para dialogar conosco.

Larissa Bombardi, geógrafa, professora da USP, fará uma análise do cenário geopolítico/econômico global, sobre o assunto e a inserção do Brasil, nisso.

Luciana Khoury, promotora do Ministério Público da Bahia e coordenadora geral do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e Pela Agroecologia, trará o cenário baiano e falará sobre os objetivos, ações, composição e importância do Fórum e de suas associações com o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e, é claro, sobre a importância da participação da sociedade civil e de instituições governamentais e não-governamentais nessa rede.

A professora da Escola de Nutrição da UFBA, Neuza Miranda, conduzirá o foco dessa discussão para os impactos à saúde das pessoas por meio da ingestão de alimentos contaminados. Inclusive, sobre como essa realidade nos afeta, aumentando nossa vulnerabilidade frente à pandemia do SarsCov-2 (COVID-19). Reflexões fundamentais para se pensar na construção coletiva de soluções com justiça ambiental e saúde alimentar, em direção ao resgate da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Teremos também as contribuições de Nair Casagrande, professora da Faculdade de Educação da UFBA e do agroecólogo Sálvio Santos, agricultor e integrante do Assentamento Terra Vista, que vêm nos apresentar alternativas, no âmbito das experiências político-pedagógico (Pedagogia da Terra) de construção de vias produtivas alternativas pautadas na agroecologia, portanto, de superação de problemas socioambientais.

Sob a coordenação do Coordenador Adjunto do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e Pela Agroecologia e diretor do GERMEN-Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental Claudio Mascarenhas, este evento tem como objetivo ampliar e aprofundar a discussão sobre este assunto no contexto do Estado da Bahia e estará aberto para a participação de toda a sociedade. Às pessoas que desejam conhecer, dialogar e contribuir sobre essa realidade, num espaço dialético de discussão e respeito, sejam muito bem-vindas ao evento, através do link. Para entrar na reunião Da Natureza à mesa clicar no link abaixo:

O quê: Seminário Dialogando com o FBCA na Semana do Meio Ambiente
Quando: Terça-feira, 01/06, às 9 horas
Onde: https://us02web.zoom.us/j/5120536711
ID da reunião: 512 053 6711

Programem-se, divulguem e venha (re)existir com a gente!