A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado lança dossiê: “Vivendo em territórios contaminados: Um dossiê sobre agrotóxicos nas águas do Cerrado”.
A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado lançou no dia, 30/05/2023, a publicação “Vivendo em territórios contaminados: Um dossiê sobre agrotóxicos nas águas do Cerrado”. O material apresenta os resultados da “pesquisa-ação” implementada, entre 2021 e 2022, em sete territórios do Cerrado e que realizou análises toxicológicas e ambientais sobre a qualidade das águas em comunidades dessas localidades.
A publicação é uma iniciativa da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa em campo contou com o apoio de agentes da CPT de Tocantins, Goiás, Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) no Mato Grosso e da Agência 10envolvimento, na Bahia.
Os resultados da investigação foram apresentados na manhã da terça-feira (30/05) durante evento presencial em Brasília. Participaram da atividade, membros das comunidades que participaram da pesquisa, representantes da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, da CPT, da Fiocruz, representantes do sistema de Justiça como o defensor público estadual Pedro Alexandre Gonçalves, do Tocantins, o promotor do Ministério Público Estadual (MPE) no Mato Grosso do Sul Marco Antonio Delfino, a promotora (MPBA) e Coordenadora do FBCA Dra. Luciana Khoury, Marina Mignot Rocha, do GT de Garantia à Segurança Alimentar e Nutricional da DPU (Defensoria Pública da União), e Sandra Maria da Silva Andrade, representando a CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e CNDH (Conselho Nacional dos Direitos Humanos).
“O trabalho realizado pela Campanha do Cerrado e Fiocruz está de excelência, comprovando que o uso de agrotóxicos tem consequências sérias para o ambiente e para a saúde das populações do cerrado,” destaca a Coordenadora do FBCA Dra. Luciana Khoury.
Dos oito agrotóxicos identificados e quantificados durante a pesquisa-ação, quatro estão entre os 10 mais comercializados no Brasil em 2021. O glifosato ocupa a primeira posição, sendo seguido do 2,4-D (2ª posição), da atrazina (5ª posição) e do metolacloro (10ªposição).
Os resultados apresentados no dossiê são alarmantes, aponta Mariana Pontes, (Assessora da Campanha e uma das organizadoras da publicação). “Mais de 10 tipos de agrotóxicos foram identificados nas análises de coleta de água, um dado que não nos surpreende, mas preocupa muito, uma vez que milhares de pessoas, das sete comunidades que participaram da construção da pesquisa, possuem suas vidas diretamente impactadas por estes produtos que são extremamente tóxicos para a saúde humana”.
Para mais informações e acesso ao dossiê, acesse: https://www.campanhacerrado.org.br
Fonte: Campanha Cerrado, Acesso: 30 de maio de 2023, disponível em: https://www.campanhacerrado.org.br/noticias/431-dossie-agrotoxicos