Confira como foi a Segunda Edição do Seminário Aberto Encontro de Saberes
O Seminário Aberto Encontro de Saberes- Da Natureza à Mesa, teve sua segunda edição sediada no Auditório da Universidade Federal da Bahia (Campus Ondina), onde foram fomentadas ações integradas, acerca da Importância da Agroecologia para o meio ambiente e para sociedade.
O FBCA promoveu o evento, aberto ao público, em parceria com a Feira Agroecológica e o Instituto de Biologia da UFBA, que contou com a presença de estudantes, professores, produtores rurais e especialistas. A professora Josanídia Lima apresentou a história da feira Agroecológica, que acontece toda sexta-feira no próprio Campus. A Professora Maria Inês Marques, do RIC/FACED-UFBA, levantou o tema “Rede de Inteligência Coletiva, do Conceito à Ação”.
A história do FBCA, idealizador do Seminário, foi contada pela Promotora de Justiça e Coordenadora do FBCA, Luciana Khoury. Já a prof.ª Flávia Barbosa , Coordenadora da Comissão Temática de Soberania, Segurança Alimentar e Agroecologia do FBCA, palestrou sobre o “Manejo de Agroecossistemas como Estratégia para Evitar o Uso de Agrotóxicos”.
Diretamente da UFRB Cruz das Almas, a professora Ana Georgina Peixoto palestrou sobre a “Comercialização de Alimentos Saudáveis e a Importância dos Circuitos”. O último tema, e não menos importante, foi sobre a Produção Agrícola, onde Cláudio Lisboa, Agroecólogo e Coordenador da Comissão Temática Educação e Comunicação do Fórum,provocou os direitos do consumidor e dos benefícios da tecnologia.
“Quem vive sem comer? Porque eu chego no supermercado e troco dinheiro por uma embalagem com comida? Eu preciso saber de onde vem esse alimento, precisamos problematizar isso”. Precisamos nos apropriar da tecnologia em prol da sustentabilidade”
Vale destacar que o Seminário aberto é uma atividade contínua, que acontece no modelo hibrido, com a liderança da Comissão de Temática de Soberania, Segurança Alimentar e Agroecologia do FBCA. Esta etapa ainda contou com as mediações do Coordenador e Seecrtário execustivos do FBCA, Claúdio Mascarenhas e José Augusto Queiroz.
As próximas etapas e edições serão divulgadas no site, e nas redes sociais do FBCA.
Ana Vitória Viana