Cooperativa da região de Chapada na Bahia apresenta caso de inovação na agricultura familiar durante evento em São Paulo
A cooperativa chama atenção com a produção de café de forma agroecológica
Por Jornal da Chapada em 7 setembro 2019
Doze casos de inovação para a inclusão da agricultura familiar em cadeias de alimentos, dentre eles a Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), serão apresentadas durante evento pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). A apresentação acontece no dia 12 de setembro, próxima quinta-feira, na FGV de São Paulo. De acordo com informações, essa iniciativa, realizada por meio do projeto ‘Bota na Mesa’, é desenvolvida em parceria com o Citi e patrocinada pelo Citi Foundation.
Em 2019, a chamada realizada nos meses de maio e junho recebeu 80 inscritos e desses 12 foram selecionados em todas as regiões do país. O objetivo é inspirar a construção de referências de atuação para empresas e governos da cadeia de agricultura e alimentação. Esse evento em São Paulo reunirá diversos atores que representam a diversidade e a complexidade dos desafios: agricultores e cooperativas, redes varejistas, indústrias de alimentos, pequenos negócios e startups, organizações da sociedade civil, além de representantes do setor público e pesquisadores.
Para quem não sabe, o projeto ‘Bota na Mesa’ busca incluir a agricultura familiar na cadeia de alimentos em grandes centros urbanos, considerando o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional. Para selecionar os casos, pesquisadores do FGVces levaram em consideração o grau de inovação, a conexão com os temas de transição agroecológica e mudança do clima, a contribuição para a inclusão da agricultura familiar e o potencial de escala e replicabilidade de cada iniciativa.